Ações

Projeto Ação Integrada participa de ações da campanha Maio Laranja em Rosário Oeste

  O Projeto Ação Integrada participou nos dias 17 e 18 dos eventos contra exploração sexual infantil, uma ação efetuada por meio da campanha Maio Laranja, no assentamento Fonte de Luz e na comunidade de Bauxi localizadas no município de Rosário Oeste, realizados pela Prefeitura Municipal de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

  As ações tiveram a participação de profissionais aptos para discutir acerca do tema abuso e exploração sexual de crianças e adolescente com o objetivo de conscientizar e informar a comunidade local sobre a importância do compromisso coletivo de proteger à população infanto-juvenil e assegurar os direitos e garantias fundamentais dos menores.

  As mobilizações contaram com a presença do Promotor de Justiça Dr. William Oguido Ogana, da coordenadora Kelly Pellizari e a equipe executora do Projeto Ação Integrada, Presidente da Associação Fonte de Luz Edileuza, Conselheiras Tutelares Dásya e Luana, Secretária Municipal de Assistência Social Juscélia Medeiros, Assistente Social Marlene Anchieta, psicóloga Loange Sâmela e a Polícia Civil.

  Na palestra que ocorreu no assentamento Fonte de Luz, a coordenadora Kelly Pellizari e o agente social Pablo Friedrich do Projeto Ação Integrada (PAI) abordaram questões sobre trabalho escravo, trabalho infantil e exploração sexual, além de apresentar os objetivos do projeto para a comunidade e estabelecer um espaço de discussão para que os indivíduos pudessem falar sobre suas necessidades e seus interesses, com o intuito de definir o curso de qualificação que será oferecido para comunidade e determinar uma nova data de retorno da equipe do projeto no local.

  Em seguida, o PAI apresentou oficialmente seus objetivos e metas para Secretária Municipal Ângela Maria Godoes e entregou o termo de adesão, visando afirmar parceria com o Gestor Municipal nas ações propostas pelo projeto. Além disso, a Presidente da Associação Fonte de Luz, Edileuza, apresentou alguns moradores, suas casas, seus plantios e como funciona o cotidiano daquelas famílias.

  Na comunidade de Bauxi, a equipe do Projeto Ação Integrada tornou a abordar as mesmas pautas citadas anteriormente e no final das atividades foi disponibilizado um momento para ouvir os moradores, suas carências e sugestões de como amenizar essa realidade. Por fim, a equipe entrevistou moradores que preencheram a ficha de abordagem disponibilizada pelo Projeto Ação Integrada (PAI), a fim de levantar o perfil socioeconômico dos participantes para facilitar na escolha da qualificação e auxiliar toda a população.